As Vantagens de ser Freelancer

as vantagens de ser freelancer

Atualizado em 28 de maio de 2021 por Osvaldo Guimarães

Você já ouviu falar da profissão “Freelancer”? Já ouviu amigos ou conhecidos falando que trabalham em casa e conseguem se manter sem precisar encarar o trânsito e as confusões do dia a dia? Pois bem, certamente esses seus amigos e conhecidos entendem muito bem do mundo Freelancer e você também pode aprender. Venha conhecer aqui as vantagens de trabalhar como freelancer, e entenda um pouco mais de como funcionam esses serviços.

As vantagens de ser Freelancer: O que é um Freelancer?

O Freelancer nada mais é do que uma pessoa que tem habilidades e experiências que o permitem realizar determinados serviços.

Seja para realizar serviços online, ou até mesmo na rua, Freelancer é a pessoa que irá fazer o que costumamos chamar de “bico”.

Os serviços não costumam ser fixos, apesar de você poder ter diversos clientes, o que lhe dá uma certa liberdade.

Trabalhar como Freelancer é basicamente definir os seus próprios horários de trabalho e ser patrão de si mesmo.

É claro, você não pode exagerar e querer determinar prazos muito longos, seus clientes com certeza possuem prazos específicos e, portanto, é essencial que você como freelancer possa cumprir os prazos exigidos. Nunca, em hipótese alguma, tente realizar um serviço que você não tenha habilidade o suficiente, ou que não tenha tempo.

Trabalhar como Freelancer é levar a sua carreira pessoal a sério, e a sua imagem com certeza vale muito.

Cada cliente que você conquista tem a possibilidade de lhe recontratar muitas vezes e por isso os ganhos podem crescer de maneira exponencial.

Mas quais as vantagens do Freelancer dentro do mercado de Trabalho?

As Vantagens de ser Freelancer: Fim das horas no trânsito

Se você já teve um emprego comum, no shopping, na loja de algum familiar, ou em qualquer local, você sabe o que é enfrentar o trânsito diário e as dificuldades e estresse que isso traz.

Em uma cidade grande milhares de carros engarrafam as ruas, ônibus, pessoas, além do grande risco de assalto.

Essas são coisas que a maioria dos Freelancers no mundo virtual não precisam se preocupar!

Cada Freelancer pode trabalhar em casa, sentado no seu computador, fazendo o seu serviço da área que ele escolheu trabalhar.

Se você trabalha com programação e lhe contrataram pra criar um aplicativo, ou desenvolver um script, ótimo! Da sua própria casa você realiza esse serviço tranquilamente. Se você trabalha com tradução e lhe enviaram mais de 40 mil palavras pra traduzir, tudo bem também! Basta ligar o seu PC e começar a por a mão na massa, receber o seu dinheirinho e ficar no conforto de casa, realizando as suas tarefas.

A flexibilidade de horários lhe dá um bom nível de liberdade, você pode começar a trabalhar na hora que preferir.

Qualquer lugar é lugar para trabalhar

Uma das melhores coisas de ser Freelancer: Liberdade para poder trabalhar onde quiser.

Se você é do tipo que trabalha com design, tradução, programação, ou qualquer uma das grandes áreas de Freelancer que envolvem trabalho no computador, basta ter um notebook e um local com acesso a internet, e pronto! Você já consegue trabalhar de qualquer lugar.

Essa liberdade é praticamente impossível em qualquer outro emprego fixo, onde você precisa cumprir horários e metas.

Sendo um Freelancer tudo o que você precisa é do seu equipamento de trabalho, e claro, ter os seus serviços para realizar.

Você não precisa se preocupar em ter que fazer uma viagem de urgência e acabar faltando ao trabalho, basta levar o notebook.

E caso você venha a ficar doente, simples, avise ao seu cliente com antecedência e ele certamente irá entender.

Trabalhar sozinho e em tranquilidade

Como ser um freelancer

No trabalho fixo é inevitável que você tenha que lidar com outras pessoas e muitas vezes isso pode ser estressante.

Existem pessoas que estão mal preparadas para o serviço e por isso ficam criando panelinhas, gerando intrigas, e causando confusão no ambiente de trabalho sem a menor necessidade. Além disso, você pode acabar presenciando “pequenos casos” de corrupção e tendo que ficar de bico calado para não perder o emprego.

Como Freelancer você não precisa lidar com esses colegas, você trabalhará para si mesmo.

É claro que talvez em alguma das propostas você precise trabalhar em uma equipe, mas certamente será muito mais fácil lidar com uma equipe virtual que está disposta a trabalhar, do que um grupo de colegas que pode já nem estar mais ligando para o trabalho.

O Freelancer geralmente tem paixão pelo que faz, trabalha com garra, para fazer o seu nome na carreira.

E é por isso que cada vez mais e mais pessoas vêm contratando Freelancers, a confiança que eles passam é primordial para uma boa relação com o seu cliente/contratante, e é muito provável que essa carreira cresça ainda mais com o tempo, pois cada vez mais o acesso a internet está se espalhando internacionalmente, e muitas pessoas estão querendo contratar, e você pode ser um desses que será contratado!

Faça uma pequena pausa quando for necessário

Ao contrário da maioria dos serviços no mercado, como Freelancer você pode fazer uma pausa quando quiser.

Se estiver com a cabeça quente, basta ir tomar uma água, um banho gelado, preparar um café e voltar uma hora depois ao trabalho.

Como você controla os seus horários, não importa se você vai levar uma hora a mais para concluir o serviço, desde que o prazo que o cliente estabeleceu esteja sendo cumprido, você poderá relaxar com tranquilidade.

Defina seu limite semanal de trabalho

Você quer trabalhar 30 horas? 40 horas? Apenas 10? Você quem define seu limite semanal.

A maioria dos serviços Freelancer são de curto prazo, então você pode ir pegando diversos serviços e trabalhando neles e aumentando ou diminuindo o seu limite semanal de trabalho.

Se você acha que já está ganhando bem o suficiente trabalhando 20 horas por exemplo, pra quê trabalhar mais?

Use o restante do tempo para descansar, visitar a família, os amigos, arrumar a casa.

Mas se você é ambicioso e quer ganhar muito mais, por quê então não trabalhar mais? Eleve os seus limites e trabalhe 40 horas por semana, você faz o seu horário e define o quanto quer trabalhar, desde que aja serviços o suficiente, é claro.

Mas lembre de nunca se sobrecarregar com o que acha que não vai dar conta.

Se você pegar muitos serviços e acabar não dando conta, com certeza você perderá alguns clientes.

E perder clientes é a pior coisa para qualquer Freelancer, por isso muito cuidado nas suas decisões!

Trabalhe e gere lucro com o que você gosta de fazer

Você gosta de escrever? Existem oportunidades pra você! Você é designer? Existem oportunidades pra você! Você é programador? Com certeza existem oportunidades pra você.

Uma das maiores vantagens de ser freelancer é justamente essa, você irá lucrar e trabalhar basicamente com o que gosta.

Você define qual a sua área de atuação, busca serviços nessa área em específico e depois que conseguir o cliente, ótimo! Agora você estará lucrando trabalhando com o que mais gosta de fazer.

É claro que não é simples, você não irá adquirir a confiança de clientes da noite para o dia, mas com o tempo, após realizar diversos serviços, você verá que ser um Freelancer não é nenhum bicho de sete cabeças.

Não desista de procurar pelos serviços que você deseja nas mais diferentes plataformas. Depois que vir o primeiro, o segundo, e o terceiro, as coisas irão começar a se encaminhar melhor.

Por isso faça de tudo para conseguir algum serviço e receber um bom feedback do seu cliente.

Feedbacks são muito importantes para plataformas freelancer, pois trazem a confiança do seu cliente à você.

E não há nada melhor do que ser um Freelancer de confiança, pois isso é o que fará você conseguir ainda mais serviços.

Profissional de Marketing Digital, empreendedor, criador de conteúdo, e profissional de SEO. Gerar renda online é a minha paixão, maneira através da qual dei início a minha carreira. Pretendo ajudar o máximo de pessoas a desenvolver sua carreira profissional online.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Rodapé do Site